espetáculos

O Testamento

2014

O espetáculo mostra o luto da família que perdeu a matriarca e, durante um jantar, aguarda o advogado para a leitura do testamento. Em meio à expectativa da chegada do advogado, problemas acontecem com o jantar que será servido. Motivados pela fome, as personalidades dos convidados se revelam.

O Testamento é a segunda peça adulta do Grupo Cuidado Que Mancha. Este projeto foi contemplado no Edital FAC das Artes, financiado pelo Pró-cultura, da Secretaria de Cultura do Estado do RS. Integram o elenco Mirna Spritzer, Vika Schabbach, Renato Santa Catharina, Rita Spier, Vinícius Petry e Sérgio Olivé, com participação de Ida Celina.

Maria Teresa e o Javali

2012

Sabe quando a gente tem um sonho e acorda achando que era verdade? Pois é, com a Maria Teresa foi assim. Só que era verdade mesmo!

Maria Teresa e o Javali, conta a história de uma garotinha que toda a noite pede que seu pai leia o mesmo livro: “O Javali Intrigante”. Um dia, Maria Teresa acorda no meio da noite e descobre que o sonho com o javali se tornou realidade – e o javali
estava ali, no seu quarto! Agora os dois terão que descobrir juntos como se faz para a realidade virar sonho de novo.

Prêmio de Melhor Livro Infantil / Açorianos 2012.
E vencedor dos prêmios Tibicuera de Melhor Trilha (Gstavo Finkler) e Melhor Ator (Vinícius Petry) / 2012.

As Histórias Mais Loucas do Mundo

2011

Um homem que mente tanto que chega a mentir a mentira, mentindo que era mentira o que nem tinha mentido… E outro que comeu tanto, mas tanto, que explodiu! E tem também aquele que de tão feio, mas feio mesmo, chegava a se assustar da própria feiúra.

Essas histórias muito loucas e outras mais ainda estão em cena com os atores / músicos / sonoplastas utilizam diversos instrumentos musicais e objetos de uso cotidiano – como molho de chaves, bacia, apito, xilofone, gaita de boca, corneta, pratos de bateria, violão, etc –
para contar e cantar essas loucas histórias.

Bach para Crianças

2010

Bach para Crianças é um espetáculo de teatro e música. Ao longo da peça, o Maestro, personagem que, além de reger os músicos (e a plateia) apresenta as obras do compositor alemão J. S. Bach e as contextualiza. Tudo de forma lúdica, aproximando a criança do universo da música erudita.

Este espetáculo nasceu de um convite recebido pelo Cuidado Que Mancha para integrar o projeto Bravississíssimo do SESC São Paulo – unidade Bauru, que leva música erudita para o público infantil. Desde sua estréia, Bach para Crianças já circulou por diversas cidades e, invariavelmente, lotando os espaços por onde passa.

A Almofada, o Castelo e o Dragão

2009

O que podem ter em comum uma almofada,
um castelo de areia e um dragão que tem
uma menina na barriga? As três histórias compõem o espetáculo A Almofada, o Castelo e o Dragão do grupo Cuidado Que Mancha. Roteiro adaptado dos livros A almofada que não dava tchau, de Celso Gutfreind, Castelo de Areia, de Luís Dill e Eduarda na barriga do dragão, de Caio Riter, todos publicados pela editora Artes e Ofícios.

Herlói, o Herói

2009

Herlói, um sujeito comum que vê-se obrigado a enfrentar uma perigosa aventura. Sua namorada Mariana foi enfeitiçada pelo traiçoeiro Maestro. O vilão, após ser rejeitado pela moça, descobre na Internet uma antiga canção egípcia que provoca o sono eterno. Resta a Herlói viajar em busca de uma música antídoto que a faça acordar. Texto de Gustavo Finkler e direção de Raquel Grabauska. A aventura de um herói, o Herlói.

MudaMundo

2007

“A mudança tá na gente. É só começar.”

O projeto aborda o tema da cidadania por meio de histórias vividas pelo menino João. Ele questiona o mundo à sua volta, como a falta de diálogo e afeto dentro de casa, a discriminação entre colegas na escola, o descaso com o patrimônio público e a degradação do meio ambiente. A peça é composta pelas esquetes “Tudo começa em casa”, “Ai que nojo”, “Tedê o quê?” e “Será que é uma bruxa”.

O Projeto MudaMundo começou com um convite da empresa Signi Estratégias para Sustentabilidade ao Grupo Cuidado Que Mancha para a montagem do espetáculo.

Família Sujo para Surdos

2006

Espetáculo em LIBRAS.

Acostumado a trabalhar com sonoplastias e musicais, o Cuidado Que Mancha estabelece uma reviravolta em sua trajetória ao encarar o desafio de experimentar a ausência da fala e do som. O grupo descobriu novas possibilidades de jogo cênico, utilizando-se de variados efeitos visuais e sensoriais. Criou-se assim, um novo espetáculo a partir da mesma história, e um dos grandes sucessos do grupo desde 2002.

Sabrina, 40 Fantasmas, Mais Uns Amigos e Outras Histórias

2005

Um espetáculo de radioteatro que une três histórias infantis: Sabrina, 40 Fantasmas e Mais Uns Amigos; Renilda e o Frango Que Fazia Chover e Nem Mais Um Piu. Através de música e elementos radiofônicos e de sonoplastia o Cuidado Que Mancha diverte o público, promovendo um espetáculo que desperta a imaginação através da transformação de cenários visuais em cenários sonoros. Escritas pela dupla criadora Raquel Grabauska e Gustavo Finkler, as três histórias compõem o livro Sabrina, 40 fantasmas, mais uns amigos e outras histórias, com ilustração de Laura Castilhos.

Quem Não Dança Balança a Criança

2005

Um espetáculo de radioteatro que une três histórias infantis: Sabrina, 40 Fantasmas e Mais Uns Amigos; Renilda e o Frango Que Fazia Chover e Nem Mais Um Piu. Através de música e elementos radiofônicos e de sonoplastia o Cuidado Que Mancha diverte o público, promovendo um espetáculo que desperta a imaginação através da transformação de cenários visuais em cenários sonoros. Escritas pela dupla criadora Raquel Grabauska e Gustavo Finkler, as três histórias compõem o livro Sabrina, 40 fantasmas, mais uns amigos e outras histórias, com ilustração de Laura Castilhos.

A Família Sujo

2002

A Família Sujo conta a história de uma família que não se esmera na limpeza. Sérgio Sujo, o pai e Sula Sujo, a mãe, vivem momentos de atrapalhação quando a filha do casal, Sílvia Sujo desaparece em meio à sujeira. A Família Sujo é a primeira produção de radioteatro para crianças, inaugurando assim o trabalho de pesquisa de linguagem do grupo com peças radiofônicas. Direção de Mirna Spritzer e Raquel Grabauska. Adaptação do livro de Gustavo Finkler com ilustrações de Laura Castilhos.

Programa de Família

2002

Um programa de rádio ao vivo! No palco, quatro atores e dois músicos apresentam diversos quadros cômicos: culinária, uma transmissão esportiva, uma peça de suspense, a estreia de uma unidade móvel e, claro, o momento pelo qual o público aguardava: a radionovela Programa de Família. A história de uma família enfrentando uma mudança de lar e suas catastróficas consequências. A sonoplastia é executada ao vivo com recursos sonoros de todos os tipos, de um violão a um balde de água. A peça é interrompida a cada momento por notícias urgentes, reclames do patrocinador e outras incríveis situações radiofônicas. Espetáculo de teatro adulto com direção de Mirna Spritzer e Raquel Grabauska. Texto de Cristiano Hanssen, Gustavo Finkler e Jackson Zambelli.

O Natal de Natanael

2002

“- Quero que meu pai passe a noite de natal comigo.”

A peça de radioteatro O Natal de Natanael conta a história da família de Natanael: uma família como todas as outras. Quer dizer, quase uma família como todas as outras, porque sempre nas noites de Natal, algum imprevisto acontece e o pai de Natanael tem que sair às pressas de casa. Muito triste e cansado da situação, Natanael tem um estalo. Resolve seguir o pai e passar a noite de Natal com ele, mesmo sem ser visto, mesmo escondido. A partir desse momento, Natanael vai viver a aventura mais emocionante da sua vida. Peça adaptada do livro homônimo de Raquel Grabauska e Gustavo Finkler. Com ilustrações de Laura Castilhos.

A Mulher Gigante

1998

A Mulher Gigante não sabe o que é patins Ela usa um ônibus em cada pé Vrum vrum Tá patinando a Mulher Gigante O espetáculo musical A Mulher Gigante estimula a criatividade e a interatividade do público, incentivando à leitura e às possibilidades que a música pode oferecer. O espetáculo conta com figurinos vistosos e adereços de cena. São mostradas, de maneira bastante vibrante e ilustrativa, as doze músicas do CD que acompanha o livro homônimo de Gustavo Finkler e Jackson Zambelli. Os músicos alternam sua função original com a interpretação dos personagens das canções do disco. O musical conta também com a participação de bonecos que dão vida às canções no palco (entre eles, a própria Mulher Gigante, com mais de três metros de altura).

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades!